A Remuneração Mínima Mensal Garantida pode ser definida em dois lugares distintos, dependendo se o Estabelecimento se localiza no Continente, nos Açores ou na Madeira.
Estabelecimentos localizados no Continente
No Menu Global, aceda ao Módulo de Recursos Humanos, submódulo Parâmetros Gerais e clique novamente sobre a opção Parâmetros Gerais.
Uma vez acedido aos Parâmetros Gerais, clique sobre o botão Criar, posicione-se na opção Parâmetros, clique sobre a seta descendente até se posicionar sobre a opção Salário mínimo nacional e escreva no campo Expressão para Valor o valor do Salário Mínimo Nacional. Clique em OK para gravar os dados.
Estabelecimentos localizados nos Açores ou na Madeira
No Menu Global, aceda ao Módulo de Recursos Humanos, submódulo Informação da Organização, e clique sobre a opção Estabelecimento. Uma vez no ecrã da tabela do Estabelecimento, posicione-se sobre o Estabelecimento pretendido, clique no botão Alterar, posicione-se sobre o campo Salário Mínimo Nacional e escrava o valor pretendido. Clique em OK para gravar os dados.
Processos
No Menu Global, aceda ao Módulo de Recursos Humanos, submódulo Gestão de Processos e clique sobre a opção Configuração de Tipo de Valor Mínimo Garantido. Deverá criar um novo detalhe com os dados que se seguem:
Tipo de Valor Mínimo Garantido: Salário Mínimo Nacional
Data Início: 01-01-20XX
Valor Mínimo: Indicar o valor
No caso de existirem valores de remuneração mínima mensal garantida diferentes por estabelecimento, a selecção do campo Tipo de Valor Mínimo Garantido deve ser adaptada à localização (i.e. Região Autónoma) e o campo estabelecimento também deve ser preenchido.
Condições de Empregado
1) Recursos Humanos->Contrato Base->Alterações de Remunerações->Criar:
1.1) Preencher os campos que se seguem:
1.1.1) Identificação
1.1.2) Descrição
1.1.3) Data de Início da Condição de Empregado
1.1.4) Descrição da Condição de Empregado
2) Recursos Humanos->Contrato Base->Alterações de Remunerações-> Seleção de Empregados->Criar:
2.1) Preencher os campos que se seguem:
2.1.1) Identificação
2.1.2) Descrição
2.1.2) Condição de Seleção de Empregados: Employee.CurrentEmployeeCondition().R001().InputValue1() < 600& Employee.CurrentEmployeeCondition().R001().InputValue1() > 484
3) Recursos Humanos->Contrato Base->Alterações de Remunerações-> Seleção de Empregados->Valores de Rubrica->Criar:
3.1) Preencher os campos que se seguem:
3.1.1) Rubrica;
3.1.2) Fórmula de Valor 1=600;
4) Recursos Humanos->Contrato Base->Alterações de Remunerações->Simular
5) Recursos Humanos->Contrato Base->Alterações de Remunerações->Alterações de rubricas (Serve para validar a lista de empregados)
6) Recursos Humanos->Contrato Base->Alterações de Remunerações->Executar